Liga Europa: prévia da 2a rodada

Nessa quinta-feira terá sequência a fase de grupos da Liga Europa, a segunda principal competição de clubes da Europa. O Terra transmite 24 jogos ao vivo. Estarei em duas partidas, ao lado do comentarista Bruno Prado: o Panathinaikos, da Grécia, recebe o Tottenham, da Inglaterra; na sequência outro inglês em campo: o Liverpool, que recebe a italiana Udinese . Eis o panorama dos jogos:

Liga Europa

Será a 41a edição da Liga Europa, originária da Taça dos Clubes das Cidades com Feiras, mãe também da UEFA Champions League. O primeiro campeão, em 1971, foi o Tottenham, da Inglaterra, que disputa essa edição no grupo J; o atual campeão é o Atlético de Madrid, que está nessa edição, no Grupo B.

A Liga Europa reune o segundo escalão de clubes europeus – algo similar à Copa Sulamericana. No entanto, há uma integração constante com a Champions League – é possível que um time dispute a fase eliminatória da Liga, classifique-se à Champions e, eliminado lá, volte a Liga – até para ser campeão. A competição reune 193 times. São 48 equipes nessa fase com 12 grupos com 4 times, dos quais 24 se classificam.

Na próxima fase 8 melhores terceiros colocados da Champions League se juntam aos 24 da Liga, formando série eliminatória com 16 jogos, em ida e volta, até a final, em jogo único, nessa temporada a ser disputado em Amsterdã, na Holanda.

14h – Panathinaikos x Tottenham, Estádio Olímpico de Atenas, Grécia

De um lado uma equipe patinando na temporada, com técnico ameaçado; do outro, um time experiente, com a moral de ter vencido um grande rival fora de casa e crescendo no campeonato. Este é o panorama para Panathinaikos e Tottenham. Se você não identificou quem é quem, afirmo com segurança: os Spurs são os favoritos contra os gregos, mesmo na Grécia, válido pelo Grupo J.

O Tottenham, primeiro campeão da história da Liga Europa (ainda com o nome Copa UEFA) em 1971, está invicto há sete jogos e vem de três vitórias consecutivas, a última em Old Trafford, casa do Manchester United, contra os Red Devils, por 3-2. No elenco inglês, o brasileiro Sandro, volante da Seleção que defendeu o Internacional deve ser o titular. Outro destaque é o galês Gareth Bale, reconhecido como o jogador mais rápido e habilidoso dos últimos tempos a ser revelado no Reino Unido. No banco, André Villas-Boas, técnico português que ganhou a Champions League na última temporada com o Chelsea e, mesmo assim, foi demitido. Curiosamente, o técnico do Tottenham prejudicou a si mesmo ao dar a maior conquista pessoal ao clube hoje rival. Com a conquista do Chelsea, a Inglaterra perdeu uma vaga na UCL destinada ao 4o colocado do Campeonato Inglês para que os Blues possam defender o título. E o quarto colocado na temporada passada foi justamente… o Tottenham. Um título europeu cai dentro das pretensões dos Spurs, clube tradicional inglês que rivaliza com Arsenal e Chelsea, mas que andou meio sumido. Campeão da UCL, Villas-Boas também venceu uma Liga Europa: foi em 2010/11 com o FC Porto.

De Portugal também vem o técnico do PAO – apelido do Panathinaikos, que significa, em grego, cidadão de Atenas -, Jesualdo Ferreira. Mal no “Gregão 2012/13”, o time 20 vezes campeão grego (vice-campeão da UCL e Mundial em 1971, perdendo o primeiro título para o Ajax, que abriu mão do Mundial, no qual o PAO perdeu o título para o Nacional-URU) é apenas o 12o colocado na competição caseira. Empatou, em casa, com o Asteras Tripolis em 0-0, o que deixou Jesualdo com o pires na mão. O clube confirmou na véspera da partida com o Tottenham a dispensa do meia Katsouranis, ídolo grego campeão da Euro 2004 com a seleção.

Na estréia, o Tottenham ficou no 0-0 em casa com a Lazio, da Itália. Já o Panathinaikos levou 0-3 do Maribor, da Eslovênia fora de casa, na terceira partida que fez em competições europeias nessa temporada. Nas outras duas, perdeu para o Málaga por 0-2 e empatou em 0-0, seguindo sem gols no continente e fora da UCL. O time inglês não disputou fase de play-off nem na UCL, nem na Liga.

16h05 – Liverpool x Udinese – Anfield Road, Liverpool, Inglaterra

Grande jogo no Grupo A entre duas escolas tradicionalíssimas do futebol mundial. Os ingleses do Liverpool recebem os italianos da Udinese com promessa de casa cheia e de um dos espetáculos mais bonitos de torcidas no mundo:

De arrepiar, não? Pois é nesse cenário que os Reds tentarão confirmar a reabilitação na temporada, ruim até aqui. Décimo quarto colocado no Campeonato Inglês, o Liverpool do brasileiro Lucas Leiva só foi vencer na última das seis partidas que fez pela Premier League. E não foi de pouco: 5-2 sobre o Norwich City, com dois gols do artilheiro Luís Suárez. O uruguaio tem 5 gols na temporada. Foi a terceira vitória em quatro jogos, incluindo a estréia na Liga Europa, quando fez 5-3 no Young Boys da Suíça. Pentacampeão da Champions League e tricampeão da Liga Europa (perdeu o Mundial todas as vezes, duas para brasileiros: São Paulo e Flamengo), o Liverpool não vence o título inglês desde 1990 e perdeu a liderança em conquista para o Man. United há duas temporadas. Começando mal novamente no torneio doméstico, os Reds podem dar prioridade à Liga Europa – e para isso podem despachar em casa o adversário mais tradicional do grupo.

A rivalidade entre Itália e Inglaterra é o objeto da grande conquista da Udinese na história: campeã do torneio Anglo-Itálico em 1971. Clube que ganhou destaque no Brasil com a contratação de Zico nos anos 80, a Zebrinna tem o zagueiro Danilo, ex-Atlético e Palmeiras (aquele, do episódio de racismo com o atleticano Manoel) e o volante Willian, campeão brasileiro pelo Flamengo em 2009, no elenco. Outro brasileiro, o ex-paranista e botafoguense Maicossuel, não foi inscrito na Liga Europa após perder um pênalti com cavadinha na decisão da vaga na UCL com o Braga, de Portugal. A Udinese acabou eliminada após um grande Campeonato Italiano em 2011/12, quando foi 3a colocada, comandada por Di Natale. Nesta temporada, é apenas a 15a na Série A italiana, com 1 vitória em 6 jogos. Na estreia na Liga Europa, um empate em casa, em 1-1, com o Anzhi, da Rússia.

Transmissões

O Terra transmite todos dos 24 jogos da segunda rodada da Liga Europa. Alguns jogos não terão narrador e comentarista, com o som ambiente do estádio de fundo. As transmissões começam às 13h. Conecte-se com a gente!

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s