Cover da semana #1 – Coritiba-SE

Estreando hoje quadro novo aqui no blog: é o cover da semana. Falarei de um clube cujo nome seja inspirado em outro, contando uma rápida história de ambos. E também, de acordo com o sucesso do cover, um parelelo entre uma música e sua versão cover. Comente e sugira novas equipes e músicas logo abaixo!

Cover da semana #1:  Coritiba Foot Ball Clube, de Itabaiana, Sergipe

Coritiba-SE: homenagem ao Coxa começou no futsal

Cover de quem? O Coritiba-SE é uma homenagem ao paranaense Coritiba Foot Ball Club. Fundado em 1972, o Coxa sergipano foi criado no futsal, migrou para o futebol de campo, mas não obteve o sucesso do xará; hoje está reativado no futsal de Sergipe.

Qual versão é melhor? O Coritiba original, fundado em 1909, tem 35 títulos estaduais e 4 nacionais, sendo um deles o da primeira divisão brasileira em 1985; o cover mandou e desmandou no futsal do Sergipe nos anos 90, com um heptacampeonato entre 93-99 e o título da Copa Nordeste de Futsal de 92; quando migrou para o gramado, conseguiu apenas um título, a segunda divisão estadual de 1999.

Como foram compostos? O Coritiba original foi fundado em 1909 em Curitiba por um grupo de desportistas alemães, em especial Fritz Essenfelder, que foi quem trouxe pela primeira vez uma bola para o Estado do Paraná; o cover surgiu em 1972, fundado por Wilson Gia da Cunha, que residiu em Curitiba e ficou admirado com a equipe dos anos 70 do Coxa, que venceria o Torneio do Povo e um hexacampeonato estadual naquela época.

A capa do álbum:

O original, o cover em 1ra versão e o escudo da fusão com o Itabaiana

E na guitarra?

Uma boa comparação são as versões de “Goin’ Blind”, do KISS, banda que ao exemplo do Coxa, teve anos dourados entre 70’s e 80’s, e do Dinosaur Jr, grupo que apareceu na onda do Grunge nos 90’s.

A versão original ganhou uma ótima releitura no álbum MTV Unplugged, de 1999. A versão original é do disco Hotter than Hell, de 1974 – dois anos depois da fundação do Coxa sergipano.

Eis a versão original:

E esse é o cover. Convenhamos, bem ruinzinho:

Semana que vem vamos apresentar o Atlético Paranaense do… Paraguai! Já na fila estão o Londrina-RS, o Roma, o Corinthians-PR e alguns outros mais. Enquanto isso, comente o quadro abaixo e faça sugestões de times e músicas também!

4 comentários sobre “Cover da semana #1 – Coritiba-SE

  1. Pois é… Excelente lembrança… Tenho até uma camisa do Coritiba Itabaiana. Os dirigentes foram visitar o clube em 2002, na época que eu trabalhava lá. Ciceroneei os sergipanos e ganhei a camisa… Bacana a homenagem…

    Curtir

  2. Legal a homenagem aos dois clubes, mas tenho algumas considerações:
    O Sr. Wilson da Cunha (Gia), que é fundador e presidente do clube sergipano, nunca residiu em Curitiba. A sua admiração pelo Coxa começou quando assistiu um jogo do Coritiba em Aracaju.
    Nunca houve fusão do Coritiba de Itabaiana e o Itabaiana ou Associação Olímpica de Itabaiana. O símbolo que aparece em tricolor foi uma alteração que não vingou.

    Curtir

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s