Os bastidores da negociação pela Série Prata

Sete clubes conversaram: a Série Prata pode ser antecipada

Uma reunião entre sete dos nove clubes da Série Prata 2012 caminhou para uma boa possibilidade de antecipação da competição de maio para 18 de fevereiro. FC Cascavel, Agex/Iguaçu, Foz do Iguaçu, Nacional, Cincão EC,  Serrano e Paraná Clube conversaram na Sede Kennedy do Tricolor e assinaram um termo de cooperação mútua, tentando melhorar as condições da segundona local. Grêmio Metropolitano Maringá, Jr Team e Cascavel CR não mandaram representantes, como ilustra a foto abaixo.

A exceção do Nacional, que irá estudar o caso, todos os demais se propuseram a antecipar a competição e criaram o “Clube dos 10”, em referência aos 10 clubes da Série Prata, em uma associação informal.

Na discussão, tratou-se muito dificuldade financeira das equipes ao longo da competição que, com finais, pode ter 75 dias de duração. A reunião teve como mote a idéia de apresentar à FPF uma proposta conjunta de trabalho que, além de melhorar condições financeiras, terá que solucionar um problema: o calendário encavalado do Paraná a partir de maio.

Com base na resolução do Regulamento Geral da CBF que proíbe partidas em intervalos menores que 66 horas, os clubes querem a antecipação, apesar de algumas negativas do presidente da Federação, Hélio Cury. O problema é que com jogos nas terças, sextas e sábados, o Paraná terá rodadas intercaladas em intervalos menores ao exigido por lei, o que obrigaria a FPF a remarcar as partidas e alongaria ainda mais a competição, fazendo com que os clubes do interior tenham que manter seus elencos por um período maior do que o planejado e, por consequência, tenham mais prejuízos.

No dia 12, os clubes voltarão a se reunir e apresentarão o acordo à FPF. O grupo pretende convencer a Federação e os clubes ausentes (alguns dos quais que manifestaram contrários a idéia, como o Jr Team) a aderir ao projeto. Caso contrário, o grupo pode estudar medidas jurídicas com base no período mínimo de descanso entre jogos, o que pode atrasar ainda mais o início da Série Prata 2012. O G10 ainda entende que não é necessária unanimidade para a mudança de datas e sim maioria votante. “Não existe nenhum artigo que diga isso”, afirmou o presidente do conselho deliberativo do Paraná, Benedito Barbosa.

Televisão

Eu estive presente à reunião, representando a TV Bandeirantes. Como jornalista, entendo que é papel do veículo de comunicação colaborar com o crescimento do esporte no Estado e, amparado pelo diretor de jornalismo Fabrício Binder, o diretor geral André Aguera, o departamento comercial da Band e o empresário Sérgio Dias, da HandsUp produções, que hoje cuida do Jogo Aberto Paraná em parceira com a Band, apresentamos uma idéia para viabilizar a competição.

Nenhum acordo foi fechado, mas a Band tem interesse em transmitir o campeonato. Nos propusemos a valorizar a competição e ajudar os clubes comercialmente, deixando-os dentro do cuidado que lhes é cabido: o futebol. A idéia é aproveitar a marca do Paraná e o interesse público pelo futebol e trazer mais uma opção de entretenimento. Esperamos que o mercado aceite a idéia e que o campeonato possa ser transmitido.

A Band não tem posição política ou preferência clubística na disputa. Eu, particularmente, repito o que já disse no blog e no JAPR: é dever da FPF ajudar a todos os filiados. Se o melhor for a antecipação, e pudermos viabilizar a transmissão, acredito que será bom para todos e teremos uma boa oportunidade de fazer diferente. Caso contrário, que prevaleça a ética e a moralidade, com a FPF fazendo o melhor para todos.

Ao contrário de alguns comentários na mídia, não é idéia da emissora fazer favor ou gerenciar o campeonato. Caso a Band venha a ser a parceira da Série Prata, esta cuidará da parte comercial do projeto. Acredito que é um belo momento de combatermos o autofagismo e demonstrar maturidade, transparência e crescimento.

32 comentários sobre “Os bastidores da negociação pela Série Prata

  1. Parabéns Napoleão. A torcida Paranista está ansiosa pela rápida resolução deste embróglio, uma vez que nosso querido clube passa por sérias dificuldades. O interesse da Band é salutar, sobretudo quando torna viável custear as despesas. Imagino que a FPF deveria atender melhor seus filiados, não em benefício do PRC, mas sim do futebol do nosso estado. Enquanto alguns veículos da imprensa instalam a teoria do Caos, você vem na contra-mão, ressalantando o futebol paranaense. Desejo sorte no desenrolar da negociação e que a Bandeirantes consiga a transmissão da série Prata, campeonato este importante, pois tem um dos 3 grandes do nosso estado na disputa.

    Um abraço.

    Curtir

  2. Excelente atitude por parte da Tv Bandeirantes, se a nossa própria federação de futebol não luta para fortalecer os clubes e nosso campeonatos, então que seja através de terceiros interessados nisto!
    Enquanto Minas Gerais possuirá em 2012 2 times na série A, 3 na série B e um recém-campeão da série D, enquanto Santa Catarina possuirá 1 time na série A e 3 na série B em 2012, nosso futebol continua parado no tempo!

    Curtir

  3. Bela iniciativa.

    Se o resto da imprensa-marrom tomasse medidas como essas em vez de espalhar boatos difamatórios por aí, o futebol no nosso estado estaria no topo do cenário nacional.

    Que os pseudo-jornalistas de outros lugares aprendam com esse exemplo.

    Parabéns!

    Curtir

  4. Show de bola, espero que dê tudo certo, e o campeonato seja antecipado, seria bom para todo mundo, já que teria uma maior visibilidade para todos, todo mundo iria sair ganhando!, show de bola a iniciativa da Band também, espero que tudo saia como o esperado!
    Saudações tricolores!

    Curtir

  5. Todos os méritos para você, Napoleão, por ajudar a valorizar de fato o futebol do estado. A Série Prata tem cidades importantes representadas, espero que essa iniciativa contribua para a interiorização do futebol no Paraná.
    Ao meu tricolor, toda a sorte nessa disputa.

    Curtir

  6. Até que enfim encontro pessoas sensatas e dignas do esporte mais popular, o futebol. Chega de torcer contra os próprios interesses e prejudicar os que querem ser fortes, vamos remar para o mesmo lado.

    Parabéns.

    Curtir

  7. Como torcedor do Paraná Clube estou ansioso para que isto de certo. Parabenizo a TV bandeirantes pelo interesse e espero que a federação paranaense que nunca teve um comprometimento serio com seus afiliados não crie empecilhos para o desenvolvimento deste projeto que envolve pessoas serias e competentes. (TV) abraços e boa sote a todos.

    Curtir

  8. Parabéns pelo posicionamento, Napoleão! Tem muitos jornalistas e meios de comunicação por aí que parecem lutar por um futebol paranaense mais fraco. E parabéns a Band, fazendo mais pelo futebol paranaense que a FPF!

    Curtir

  9. Napoleão, realmente são ações e atitudes coma esse que edificam a impressa séria, e levam o futebol local para patamares que outrora são desejados, infelizmente nem todos os veículos de comunicação da capital agem e pensam assim, neste caso a Bandeirantes está de parabéns pela atitude e por tomar parte em um projeto que deveria em tese ser articulado e encabeçado pela FPF em pról de seus afiliados.

    Curtir

  10. Parabéns Napoleão,Fabricio e André,espero com expectativa e otimismo,que a BAND PARANÁ,possa transmitir a serie prata.

    Temos que valorizar o nosso futebol,e isso só nos trará beneficios muito em breve.
    Como apaixonado por futebol e acima de tudo pelo meu PARANÁ CLUBE,torço para que esse projeto seja um sucesso desde já.

    Obrigado aos envolvidos,por aceitarem ao menos negociar,o passo foi dado.

    Curtir

  11. Parabéns Napoelão e Band, bom se a imprensa paranaense tivesse um pouco do bom senso e boa vontade que vcs estão demostrando neste caso. abços.

    Curtir

  12. meus sinceros parabens pela materia,atitude e etica.
    voce demonstrou ser um jornalista de fato.expondo os fatos,com um toque de critica e principalmente, sendo regionalista ao defender nao so os interesses do parana clube,mas do futebol paranaense.
    infelizmente,nem a nossa federaçao, nem grande parte da nossa imprensa une-se por esse objetivo.dois clubes na serie b do brasileiro,um na serie b do paranaense e o nosso futebol perdendo pro nordeste,santa catarina,goias…..!!!!!
    algumas pessoas da gazeta do povo deveriam ler materias como essa,voltar a faculdade e quem sabe ate nascer de novo.
    semPRe parana!

    Curtir

  13. Para ficar perfeito só se a Band transmitir em HD hehehe, Um futebol paranaense forte, se fortalece desde a base, NASCI NO PARANÁ, MORO NO PARANÁ, TORÇO PELO PARANÁ !

    Curtir

  14. Parabéns pela reportagem.
    Espero sinceramente que a série prata paranaense possa ser transmitida pela Band, o que valorizaria ainda mais o nosso futebol local.
    Entendo que o apóio aos clubes paranaenses é um dever da federação, mas historicamente todos sabem que eles não têm o suporte necessário.
    Então, o trabalho de vocês (da mídia) é muito importante para que tudo seja resolvido da melhor forma possível, de uma forma que todos os clubes interessados diretamente sejam beneficiados, bem como o Paraná Clube.
    Como torcedor Tricolor eu gostaria de ver uma evolução efetiva no nosso futebol local, pois, se há um futebol forte, temos clubes fortes.
    Espero que a queda do Tricolor possa ser, de uma forma ou de outra, proveitosa neste sentido.
    NASCI NO PARANÁ, MORO NO PARANÁ E TORÇO PELO PARANÁ !

    Curtir

  15. Parabéns a TV Bandeirantes e a você Napoelão pela seriedade e transparência que expôs os fatos. É por essas e outras que o Jogo Aberto local está crescendo e ganhando credibilidade, coisa que não acontecia há muito tempo na Band Curitiba.

    Curtir

  16. Parabens Napoleão muitos jornalistas da nossa capital teriam que aprender muito com você antes de achar que podem sair digitando qualquer coisas por ai….

    Curtir

  17. Que legal cara, tomara que de certo, seria sensacional assistir a chave prata pela band. Eu quero. E que matéria hein, parabéns.

    Curtir

  18. Parabens a Band pela iniciativa e espero que dê tudo certo essa parceria, pois acredito que será um grande sucesso em todas as cidades do Paraná. Ultimamente só ouvimos criticas da imprensa com relação ao nosso campeonato e essa atitude da Band vêm na contra-mão, mostrando que existem sim, saidas inteligentes.

    Um abraço,

    Moacir

    Curtir

  19. “Como jornalista, entendo que é papel do veículo de comunicação colaborar com o crescimento do esporte no Estado” -> é pena que o Sr. CUry e a FPF não tenham a mesma posição que a sua, e pouco se importem com o esporte no Estado (resta a pergunta: qual o interesse deles, então, principalmente das pessoas envolvidas na FPF).
    Só para ilustrar, um caso emblemático e humilhante: compare-a com a Federação Paulista.

    Curtir

  20. Na minha Opinião seria muito Bom para o futebol paranaense em geral indiferente da divisão quem sabe dae com uma organização nas divisões de baixo a elite não passa ser vista por todos como um campeonato digno de respeito porque na minha visão o futebol paranaense está feio a começar pela federação piada ou palhaçada de futebol qum sabe ae um começo de uma guinada no nosso futebol……mas para isso tem que haver união de todo povo paranaense empresarios e politicos …saudaçoes Gigante adormecido tricolor……pra sempre meu amor… e se concretizar meu muito obrigado band…nosso futebol e em principal meu time merece respeito…

    Curtir

  21. Que isso sirva de exemplo prá Gazeta do Povo que é anti paranista e anti futebol paranaense, que só prejudica nossos interesses divulgando o caos! Já estamos atrás de muitos estados em termos de futebol, com uma federação que só tem olhos pro Atletiba, se continuar assim, logo a crise também chegará a estes adversários.

    Curtir

    1. Dilmar, bem vindo!

      Agradeço a você em nome de todos os que entendem a idéia da Band tentar viabilizar a competição e comentaram abaixo. Seguimos trabalhando firme nos bastidores. Até por isso não respondi ninguém antes. Tomara que dê certo.

      Sobre as críticas aos colegas de outros veículos, em especial à Gazeta, conheço bem a equipe, pois colaboro esporadicamente com o jornal desde 2007. Sei que são sérios e bem intencionados. Às vezes, infelizmente, a notícia que temos que dar não é das melhores e o veículo acaba pagando o pato.

      De todo modo, cada um faz sua análise e um agradecimento que faço a todos é que o blog é sempre visitado por gente inteligente e disposta a construir essa linha de diálogo conosco da imprensa. Gosto muito desse contato com vocês e é para vocês que a gente trabalha, para trazer a informação mais precisa.

      Abraços a todos e sejam sempre bem-vindos.

      Curtir

  22. É o trabalho mais consciente que vejo no futebol paranaense.
    Inverteram os papéis. Você passam a orientar esta pobre FPF, a qual por força de lei e
    por ser criada unicamente para coordenar ações deste tipo, omite-sse por completo.
    Pior que isto, trata o caso com grosseria, desdém e inconpetencia.
    Vão em frente, a lei os ampara totalmente neste justo pleito.
    A vitória virá, e quem sabe novos clarões comecem a surgir no horizonte negro do futebol paranaense.
    Parabéns a todos.

    Curtir

  23. Parabens! Napoleão e a tv bandeirantes, pela iniciativa que sem dúvida só vai trazer beneficios pro futebol paranaense.

    Curtir

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s