“Entrega, Coelhão!”

Ao longo da semana, a torcida do América-MG lançou um movimento chamado “Entrega, Coelhão!”, para que o clube perca o jogo para o Atlético e assim, por consequência, prejudique o Cruzeiro, rival americano. O movimento teve repercussão na imprensa mineira e, a convite do blog, o jornalista Carlos Silveira escreveu crônica sobre o fato. Acompanhe.

por Carlos Silveira

O que move o futebol é a rivalidade. Quantas vezes já ouvimos esta frase? Muitas, certamente. Rivalidade que nos faz chegar ao trabalho ou a escola, em uma segunda-feira, sedento para encontrarmos os amigos torcedores do rival derrotado, ou nos escondendo para despistar os rivais vitoriosos. Rivalidade que movimenta grandes cidades do país em dia de jogos, que une pessoas que jamais se uniriam por outro motivo, ou separa momentaneamente amigos fiéis do dia-a-dia. Rivalidade que, por vezes, torna-se mais importante que os jogos em si.

Poderia uma torcida, por esta rivalidade, torcer contra o seu próprio clube? Certamente que sim e a torcida do América Mineiro é a mais recente prova disto. Com o clube já rebaixado no Campeonato Brasileiro, a torcida americana pede aos berros que o time entregue o jogo do próximo domingo para o Atlético Paranaense. O motivo? Prejudicar o Cruzeiro, um de seus rivais locais. Cruzeiro e Furacão são rivais diretos na briga para ficar na Primeira Divisão.

No meio dos torcedores americanos nas redes sociais, o “entrega coelhão” ganha força, embalado também por uma enxurrada de e-mails destinados à diretoria do clube e à assessoria de imprensa. E isto não é novidade, acontece todo ano, o que muda é o “endereço” da torcida que pede a derrota de seu clube para prejudicar um rival.

Normalmente, Atlético Mineiro e Cruzeiro dividem as atenções da maioria, até por ser a torcida do América consideravelmente menor que a dos rivais, mas o assunto da semana em meio a rodas de conversas sobre futebol em Belo Horizonte é a expectativa sobre o comportamento do América no domingo. A imprensa mineira faz o possível para ignorar o apelo dos torcedores americanos, certamente evita dar espaço para algo que lhe será prejudicial. Tenta inclusive forçar a barra para uma possível “vingança” dos jogadores americanos em relação ao treinador do Atlético Paranaense, Antônio Lopes, que teve passagem desastrosa pelo time mineiro neste Brasileirão. É o clima de rivalidade esquentando a capital mineira.

Os americanos mais exaltados falam em protesto caso o time obtenha outro resultado que não seja a derrota para o Atlético. O clima já esquentou até entre os próprios americanos, visto que uma pequena parte da torcida não concorda com a entrega do jogo, inclusive porque pode custar ao clube uma vaga na Copa do Brasil de 2012. Caso o Figueirense não conquiste uma vaga na Libertadores, poderá ultrapassar o América no ranking da CBF e tomar a vaga do clube mineiro na Copa do Brasil. Em princípio, o América deve ficar com a última vaga destinada aos melhores ranqueados. Aos defensores do “entrega coelhão”, mais importante é ver o rival na Segunda Divisão, enfrentando inclusive o próprio América.

O discurso dos jogadores e da diretoria do América não poderia ser outro, o de que vão jogar como sempre, sem se preocuparem com outros clubes. Na prática não se sabe, mas a escalação do América que, ao que parece só será anunciada pouco antes da partida, já poderá nos dar indícios do comportamento do time em campo. Nos coletivos da semana Givanildo começou com o time titular em campo.

15 comentários sobre ““Entrega, Coelhão!”

  1. Eu jamais pedirei para o Coritiba entregar um jogo. Como sempre digo, torço única e exclusivamente para o Coritiba e não sou anti-cap, apesar de não gostar da maioria dos torcedores deles.

    Como sócio e torcedor de estádio não vou ao Couto para gritar para o meu time entregar. Acho um absurdo, coisa de modinha, de pseudo torcedor.

    Mas…cada cabeça uma sentença.

    Os caparanistas também já pediram para o time entregar o jogo para o Criciúma em 1996, para prejudicar o Fluminense e entregaram e o Flu foi rebaixado.

    Curtir

  2. Sou torcedor do América mineiro e sou totalmente contra esse movimento fuleiro de entregar o jogo. Time tem que entrar para ganhar as duas ultimas partidas para tentar conseguir pegar a vaga para a copa do Brasil. Podemos até perdermos o jogo, pois o Atlético paranaense não é um time fraco. O time do América sempre foi um time ético e que luta pelos seus direitos e por isso foi penalizado por desafiar a CBF, ficando 2 anos sem disputar nenhuma competição feita por aquela entidade. Vamos mais uma vez mostrar que temos dirigentes e jogadores com ética. As meninas purpurinadas como são chamados os cruzeirenses aqui em minas vão cair pelos próprios defeitos. Vão perder para o Ceará e para o time de Vespasiano no último jogo.
    Força Coelhão. Vamos dar uma tamancada nesse técnico Gagá, que fez uma palhaçada aqui em Ninas Gerais
    O América nada teme
    Torcer para o América ultrapassa qualquer raciocínio lógico. É alfo maravilhoso e inmexplicável.
    América, contra tudo e contra todos

    Curtir

  3. O autor da matéria é um dos 50 americanos que estão pedindo para o América entregar. Isso mesmo, uns 50 somente. Não existe esse “movimento” citado, isso é coisa de alguns poucos americanos que alimentam um tópico na comunidade do orkut do América. Tópico com menos de 600 postagens, em sua maioria feitas pelos mesmos 50 americanos. Não é justo que a torcida do América, tão distinta, receba um rótulo pejorativo por causa desses 50 americanos (inclusive o autor do tópico). Não é justo!

    Curtir

    1. 50?? meu Deus, então a grande maioria da torcida Americana está apoiando este movimento.
      Achei que seria uma parte pequena da torcida apoiando o “entrega coelhão”, mas 50?
      já é quase 80% dos americanos.

      Curtir

  4. Como americano sou contra entregar jogo e assim votei na enquete da Comunidade. A maior parte da torcida americana deseja que os jogadores entreguem o jogo mas há algumas informações que devem ser colocadas ou melhor esclarecidas:
    1. Todo americano inclusive eu queremos e com toda a torcida que podemos fazer, que o cruzeiro caia para a Série B. O perrela sacaneia o América de todas as formas e isso é anterior a ele. Antes do Mineirão o cruzeiro tinha ínfima torcida e o clássico mineiro era América x atlético. perrela tira até jogadores juniores do América, algumas promessas para que não tenham a chance de sucesso. Esse perrela declarou abertamente que “O américa não deveria existir” e “Eu vou acabar como América”. A imprensa esportiva mineira , muito fraca, salvo exceções na melhor das situações se omitiu, alguns até apoiam. Não há profissionalismo dessa imprensa, são torcedores e algo mais. Só um detalhe imprrtante: Campeonato Mineirp tem cartas marcadas, nem o Barcelona ganha aqui em Minas Gerais, tem que ser atlético e cruzeiro na final. O cruzeiro seria um clube extinto se passase pélas situações que passamos…somos americanos, fieis e não simpatizantes travestidos de torcedores como os cruzeirenses.
    2. Não há “50 americanos ” a favor, é muito mais e garanto ser a maioria, da qual não faço parte.
    3. O América terá força por seus jogadores pois o técnico do Atlético PR esculhambou com o time e a moral dos jogadores e caiu fora.
    4. O clube mais prejudicado pela lambança do Aécio Neves e Anastasia, pois não há estádio de futebol em BH foi o América. No Independência faríamos melhor campanha e a maior parte da torcida americana está em BH e Contagem, muitos não foram à Arena do Jacaré.
    5. ricardo teixeira vem sendo ivestigado e um dosmaiores apoios dele no congresso é o “senador” perrela, Ceará e Atlético PR que tomem as devidas precauções.
    6. Sabemos haver bem menos desrespeito com o América fora de Minas Gerais, e até mesmo respeito de alguns órgãos da imprensa, A maior parte d essa pseudo-imprensa mineiranão gosta do nosso América, na realidade, mesmo havendo exceções, a imprensa esportiva mineira é na realidade a imprensa de cruzeiro e atlético.
    7. Somos, sim,. a Resistência!!!! E assim continuaremos!!!!!

    Curtir

  5. Esses pseudo americanos que postaram aqui na verdade são cruzeirenses se borrando de medo da segundona.
    Francamente, americano que é americano não gosta de cruzeirenses e nem de atleticanos. Claro que se o América tivesse 0,000001 % de chances de não cair torceríamos para o América mesmo se nossa vitória ajudasse os rivais. Mas como o time já fez o favor de ser rebaixado com duas rodadas de antecedência nada melhor que levarmos o cruzeiro junto.
    Na boa, o time perdeu uns 85% dos jogos, empatou 10% e ganhou 5% até agora no brasileiro (tendo chances de não ser rebaixado), se ganhar do furacão agora que pro time tanto faz ganhar ou perder vou achar isso uma enorme falta de respeito com a torcida pois provavelmente o time foi estimulado pela imprensa mineira e por uma possível mala branca do cruzeiro.

    Amo o América e vou amar muito mais se ele ajudar a ferrar com o cruzeiro e quem sabe com o atlético mg.

    ps: Quanto aos 50 americanos que vão torcer pro CAP, é só dar uma olhadinha na comunidade oficial do América no orkut ou uma espiada rápida no face que da pra ver que 90% da torcida é favorável a derrota do time para o CAP para assim levarmos o cruzeiro junto.

    Curtir

  6. O America deveria entregar sim!!! Se existe tanto interesse político e financeiro no futebol, nada mais gratificante para o torcedor que tem amor pelo time, ver que o clube apoia também a descisão da torcida!!! Que torcedor não é nenhum fanático abestardo, sabe o que acontece nos bastidores. O clube tem o dever moral de ordenar que o time perca para poiar uma torcida consciente como mostra os comentarios acima de Rodrigo Carvalho. Entrega Coelhão, não só para rebaixar o Cruzeiro!!!! Mas pela moralização do futebol!!! Queremos ver futebol e no campo, teatro é no Palácio das Artes. Entrega e que perca de muito para ficar claro que foi entregue mesmo.

    Curtir

  7. Tem neguinho ai morrendo de medo do coelhao…é bom ver isto os caps com medo danado de levar ferro e cair e o crugay com medinho do coelho perder e ferrar com eles…podia cair os dois…times arrogantes…comem tropeiro e arrotam gavear

    Curtir

  8. Pseudo americano é quem torce contra o América, o que jamais farei, Tomara que cruzeiro caia, mas não será por esta vontade que torcerei contra o América.Eu vesti e honrei esta camisa,mesmo que na base w no futebol de salãp, acompanho o América desde antes de disputar o Brasileiro . No Orkut na última vez que olhei estava em 65% o percentual a favor de entregar. O Marcus Braglaglia Montenegro é um grande americano.

    Curtir

  9. Sou contra entregar! Primeiro porque sou torcedor do América e não anti-Cru-CAM. Segundo porque não acho que o CAP vá rebaixar o Cruzeiro, quem irá fazer isso será o Ceará. Terceiro porque tem o fator Copa do Brasil.

    Curtir

  10. Pela primeira vez na vida irei torcer contra o América, vou ao Mineirão e ao independência desde os 3 anos de idade, hj estou c 36, estou torcendo p o time entregar mesmo, o Crugayro sempre quis nos prejudicar, os Perrela disseram inúmeras vezes que o sonho deles era acabar com o América, portanto, Perrelas, nossa chance de acabar c vcs é essa, é agora, basta vcs entrarem na comunidade do América e ver que não são 50 pessoas e sim a grande maioria pensa dessa forma, respeito os que não querem que entregue(no fundo estou torcendo pela vitória mesmo, rsrs), mas estou agindo c a razão e não c a emoção, portanto:
    ENTREGA COELHÃO !!!!!!!!

    Curtir

  11. O Cruzeiro, e seus facistas, cresceu a sombra da Ditadura e trocando favores, já que não tinha nada antes de 64 e do Mineirão, enquanto o América era dono da segunda torcida, e da maioria dos universitários mineiros. Este clubinho que formou grandes times, e que ainda não está na zona de rebaixamento por incríveis ajudas de árbitros, deve voltar a seu velho lugar de origem, agora com um novo Mineirão e uma Nova Nação sem a ditadura e seus capachos Azuis. Este clube que se deu uma coroa, tornando-se o Roçal Madri, sempre roubou os craques do América, e sempre prejudicou o Coelho. O América não deve ter medo de lhe enfrentar na série B ano que vem. O clube não tem que entregar o jogo. É só não tentar o gol, como fez o Vila Nova (GO) ontem contra o Sport. Se o Furacão marcar será por sua competência. O América tem que NÃO fazer a sua parte. Só

    Curtir

  12. O Marcus Braglaglia Montenegro é torcedor do Fluminense e esse papo de pseudo americano é coisa sem fundamento, “perfumaria”, cada um pensa o que quer, liberdade de expressão é pensamento.
    Já acompanhei o América em vários estádios do Brasil , também joguei no clube e sou conselheiro e não me considero mais ou menos americano que os demais, muito menos pseudo americano, e quero que o América perca o jogo, azar do Cruzeiro. O futebol está ficando muito chato, estão acabando com a diversão que deveria imperar no esporte.
    Uns vão dizer que entregar o jogo vai prejudicar o trabalho de muitos, mas que trabalho? O Cruzeiro fez uma péssima campanha e com um orçamento 10 vezes maior que o do América, foram incompetentes , se caírem não vão acabar e será muito divertido tirar sarro da cara dos cruzeirenses.
    Abaixo a caretice no futebol, e viva a diversão, que é o que importa no futebol.
    Abaixo a hipocrisia.

    Curtir

  13. Como eu postei, sabia que o Coelhão entraria em campo para buscar a vitória e conseguiu de forma tranquila e soberana. Nunca entregariamos um jogo. Temos ética e somos profissionais. Parabens ao time, apesar da bobeira que deram em vários jogos, já que foram 11 partidas que saimos na frente do placar e deixamos virar. Empatamos muito também. Vamos voltar em 2013 com certeza. esse time classifica com as maõs na costa na série B.
    Coelhão nada teme.

    Curtir

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s